quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Conhecendo a música #1 Stairway to Heaven

 

"Stairway to Heaven" é uma canção famosa da banda inglesa de rock Led Zeppelin. Composta pelo guitarrista Jimmy Page e pelo vocalista Robert Plant para o quarto álbum de estúdio da banda, Led Zeppelin IV. Está listada na posição 31 das 500 melhores músicas da história da revista Rolling Stone. Em 2000 ficou em 3º lugar na lista das "100 melhores canções de rock" feita pela VH1. É a canção mais requisitada nas estáções de rádio FM dos Estados Unidos, apesar de nunca ter sido lançada com single por lá. Em novembro de 2007, atráves de vendas por download para promover o lançamento do disco Mothership a canção alcançou a 37ª posição nas paradas da UK Singles. Foi eleito o melhor solo de guitarra de todos os tempos pela Guitar World.

Composição e lançamento

A gravação de "Stairway to Heaven" começou a ser desenvolvida em dezembro de 1970 no estúdio Basing Street da Island Records em Londres. A canção foi completada em 1971 quando Plant compôs a letra durante as gravações para Led Zeppelin IV em no estúdio Headley Grange em Hampshire. Page então voltou para os estúdios da Island para gravar seu solo de guitarra.

A letra da música veio em um dia, em que o Robert Plant estava jantando, e a letra simplesmente veio em sua cabeça. Ele interrompeu seu jantar para escrevê-la. Os instrumentais da canção foram escritos por Page "por um longo período, a primeira parte veio quando esteve em "Bron-Yr-Aur" (uma residência em Gwynedd, País de Gales) uma noite". Page sempre carregava um gravador de fita cassete, e a idéia para "Stairway" veio de partes da música gravada na fita. A principal melodia de guitarra é similar ao da canção "Taurus" da banda Spirit, cujos integrantes eram conhecidos do Led Zeppelin no começo de sua carreira. Esta música apesar de ter 8 minutos, quebrou todos os recordes quando foi lançada, pois rádio nenhuma tocava músicas grandes assim, exceção feita aos Beatles em 1968, com Hey Jude.

Música

A música consiste de várias seções distintas, começando com uma introdução suave com um violão de 6 cordas dedilhado e três flautas em estilo renascentista. (terminando aos 2:15) e gradualmente passando a uma seção intermediária elétrica lenta (2:16-5:33), antes da seção final mais rápida, ao estilo hard rock (5:34 até o fim). Page afirmou que a música “acelera como num fluxo de adrenalina”.

Composta em A menor, a música abre com uma progressão de cordas dedilhadas no violão em arpejo com uma linha de baixo descendente cromática A-G#-G-F#-F. John Paul Jones contribuiu com as flautas de madeira em overdub na seção de abertura (ele usou um Mellotron e depois um Yamaha CP70B Grand Piano e um Yamaha GX1 para sintetizar esse arranjo em performances ao vivo) e um piano elétrico Hohner Electra-Piano na seção intermediária.

As seções vão se desenvolvendo com mais camadas de guitarras, cada uma complementar à introdução, e com a bateria e o baixo entrando aos 4:18. Durante o interlúdio antes do início do solo de guitarra, o compasso se alterna entre o compasso comum e vários outros compassos: 3/4, 5/4 e finalmente 7/8. O solo estendido de Jimmy Page na seção final da música foi tocado na gravação com uma Fender Telecaster 1958 (instrumento que ele usou muito quando estava nos Yardbirds) plugada num amplificador Supro mas, numa entrevista concedida por ele à revista Guitar World, Page afirmou que “Poderia ter sido um Marshall, mas não me lembro”. Três diferentes solos improvisados foram gravados e Page sofreu para decidir qual deles manter. Page depois revelou que “Eu já tinha a primeira frase pronta e depois havia a frase de ligação. Eu ensaiei com eles antes da fita rolar”. As outras partes de guitarra foram tocadas com um violão Harmony Sovereign H1260 e com uma Fender Electric XII (12 cordas), que podem ser ouvidos nos canais de gravação esquerdo e direito, respectivamente. Ao vivo, Page usava uma guitarra Heritage Cherry Gibson EDS-1275 6/12 “doubleneck”. A progressão final é uma progressão i-VII-VI (menor natural) progression (Am-G-F), muito usada no Rock.

Fonte: Wikipédia

0 comentários:

Postar um comentário