Boa noite galera do Biography Rock, hoje venho trazer para vocês uma nova seção no nosso blog, a seção de entrevistas.
Para começar eu trago para os leitores do blog uma entrevista com a banda Maestrick, formada por Fabio Caldeira (vocal e piano), Renato "Montanha" Somera (baixo), Paulo Pacheco (guitarra) e Heitor Matos (bateria), foi eleita em 2011 por votação popular no site
como a melhor banda do estado de São Paulo. Atualmente a banda está divulgando seu CD
Para começar conte-nos um pouco da história da banda.
Renato Montanha: Desde 2004, o Fabio e eu fazíamos parte de uma outra banda. No ano de 2006, o baterista decidiu sair dessa banda, então começamos a procurar um substituto para ele e nos indicaram o Heitor. Marcamos um ensaio e imediatamente começamos a compor o que viria a ser o Unpuzzle!.
Fabio Caldeira : Vale a pena citar que ficamos muito felizes e satisfeitos com o entrosamento musical que tivemos com o Heitor desde o primeiro dia. E não dá pra acreditar que já se passaram seis anos.
Heitor Matos: Agora eu já posso falar! (risos) Começamos a trabalhar nas músicas por aproximadamente um ano e gravamos um ensaio no estúdio do Instituto Blue Note de Música e Áudio. Tínhamos uma proposta, um conceito de som e precisávamos de um produtor. Então, através da indicação de Netto Cruanes, nosso amigo e um dos membros de nossa equipe, entramos em contato com o genial produtor Gustavo Carmo, que já tinha no seu currículo trabalhos como House of Bones (VersOver) e Vida (Imago Mortis). Entramos em contato, marcamos uma reunião, e em dezembro de 2007 começamos as gravações do Unpuzzle! que foi lançado em dezembro do ano passado (2011).
Biography Rock: Ouvindo as músicas da banda notei uns toques de heavy metal e também de progressivo. Conte para a galera um pouco sobre as influências da banda.
Fabio Caldeira : Somos admiradores de quase todos os estilos de música e acreditamos que isso seja essencial e positivo para a construção da proposta do Maestrick. Sobre influências, posso citar o Queen, Pink Floyd, Yes, Genesis, Metallica, Jehtro Tull,The Beatles, Symphony X, Dream Theater, Rage, Secos e Molhados, Mutantes, 14 Bis, compositores eruditos como Heitor Villa-Lobos, Camille Saint-Saëns, Richard Wagner e contemporâneos como John Williams, Hans Zimmer e Danny Elfman. Além de artistas como Salvador Dali, Richard Dadd, Hieronymus Bosch, M. Escher, Edvard Munch e o Cirque du Soleil.
Biography Rock: Nas composições das músicas, tanto a parte instrumental quanto a letra tem uma qualidade incrível. São de bandas assim que precisamos no Brasil. Vocês tem um integrante especifico nas criação das músicas ou é o grupo que cria ?
Renato Montanha: Muito obrigado! Trabalhamos o máximo possível em conjunto. Procuramos fazer as coisas com o consenso de todos e não nos limitar. Todos podem trazer idéias,conceitos, opiniões, concordar ou discordar de algo.
Fabio Caldeira : É óbvio que como em todo processo, existem etapas, e cada um de nós procura se envolver proativamente em cada uma delas, buscando além de um envolvimento, a compreensão e o respeito da visão individual de cada um. Como eu já disse em uma outra oportunidade: somos pontos distintos em locações diferentes, que procuram convergir para o mesmo local, no caso, o Maestrick.
Biography Rock: Vocês acham que a cena do Metal nacional, hoje em dia, não valoriza as bandas como elas merecem?
Fabio Caldeira: Na minha opinião valoriza. Afirmo isso baseado na experiência que tive até agora. As pessoas que encontramos, os lugares que tocamos, os contatos que firmamos com sites, empresas, bandas, blogs como vocês. Todos se esforçam para fazer o melhor possível, seja na organização, no apoio, no respeito. Para mim essa é a cena e essas são as pessoas que merecem ser citadas.
Biography Rock: Como está sendo a aceitação do público em relação o álbum "Unpuzzle!" ?
Heitor Matos: A melhor possível! Tivemos várias notas máximas em resenhas, a resposta nos shows está sendo a melhor possível e mais do que isso, a nossa proposta está sendo bem assimilada e aceita. Isso é o principal para nós.
Renato Montanha: Sem falar que entramos para a lista de melhores álbuns de 2011 no blog do Jornal Estadão e ficamos em quinto lugar na categoria “Melhor Álbum de Heavy Metal” de 2011 do Prêmio Dynamite, só atrás de bandas já consagradas, como Sepultura, Krisiun e Almah.
Biography Rock: Muitos artistas consideram a internet um obstáculo para novas bandas, dizendo que atrapalha as vendas com os downloads ilegais, o que vocês acham disso? A internet ajuda ou atrapalha uma banda que está começando?
Renato Montanha: A internet é uma ferramenta importante, e no final o saldo acaba sendo positivo, porque facilita e agiliza a comunicação, o estabelecimento de contatos e a divulgação. Nós conseguimos levar nossa música para um maior número de pessoas, de forma mais rápida, e para diversas partes do mundo.
Heitor Matos: Ajuda também na minha opinião, pois quem pesquisar sobre a banda na internet verá que a versão física do CD foi feita com muito carinho e cuidado e assim pode se interessar em comprar o Unpuzzle! Nós e nossa equipe, investimos em qualidade e pensamos nos mínimos detalhes, evidenciando as expressões artísticas que compreendem o projeto. A música se encontra facilmente pra baixar na internet, mas temos um material gráfico diferenciado na versão física. Inventamos um corte diferente para a capa que é uma moldura de um quadro, o encarte é uma tela que é encaixada, temos duas capas, um “puzzle” no meio do encarte, o trabalho fotográfico, enfim, é algo que não tem como adquirir apenas baixando as músicas na net.
Fabio Caldeira: Nossa ideia é proporcionar uma experiência real e completa para as pessoas e sabemos que quem tiver acesso só às músicas, não vai compreender totalmente a nossa proposta.
Biography Rock: Eu agradeço ao Maestrick por ter aceitado inaugurar a seção de entrevistas do Biography Rock e desejo sucesso a banda.
Fabio Caldeira : Nós é que agradecemos pelo espaço cedido e desejamos vida longa ao Biography Rock!
Heitor Matos: Grande abraço à toda equipe do Biography Rock e a todos que nos apoiam!
Renato Montanha: Muito obrigado e sucesso também.