segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Biografia Rammstein

Rammstein é uma banda alemã formada em Berlim em Janeiro de 1994. As músicas são em sua maioria em alemão e podem ser classificadas sob os estilos rock, Industrial metal, NDH e Heavy Metal.

Banda

O nome da banda vem de um acidente aéreo acontecido na pequena cidade alemã Ramstein em 1988, durante uma exibição em que três aviões italianos colidiram e caíram em cima da platéia, provocando a morte de setenta pessoas. A banda decidiu então pôr um "M" a mais no nome da banda. "Rammstein" literalmente pode ser traduzido como aríete. Das bandas que cantam em alemão é a que atingiu maior sucesso fora da Alemanha, principalmente com o segundo álbum "Sehnsucht" (1997), depois com "Mutter" (2001) e "Reise, Reise" (2004), alcançando então o ápice do sucesso. O seu penúltimo trabalho, inicialmente anunciado como "Reise, Reise (vol.2)", acabou por ser denominado "Rosenrot" (2005).O último álbum lançado pela banda chama-se "Liebe ist für alle da", com destaque para a polêmica música "Pussy" causando mais uma vez polêmica e sucesso ao mesmo tempo e da mesma forma que a banda costuma apresentar-se.

Nota

Se tomar base que "Ramm" é um diminutivo de "Rammen", e que o mesmo, em ingles lê-se "to ram", algo que pode ser traduzido como 1- Calcar, macetar. 2- Meter a força, enfiar. 3-Forçar a passagem/Aceitação e que Stein, na língua Alemã é "Pedra", podemos dizer que Rammstein é algo como martelo, pedra do martelo, algo do género. Se perceber também que eles tem sempre um tom pejorativo quanto a sociedade e governo, pode-se ver que o nome o indica bem.

A maioria de seus membros são oriundos da Alemanha Oriental, especificamente Berlim Oriental e Schwerin.

A banda freqüentemente usa efeitos pirotécnicos, fortes efeitos de iluminação além de um aspecto teatral nos seus concertos, produzindo um visual impressionante mas sobretudo cativante, mesmo para quem não gosta da sua música.

Letras e Estilo

Os Rammstein não se enquadram num gênero musical específico. O seu estilo é considerado industrial metal, porém os próprios membros da banda chamam seu estilo de "Tanz Metall". Como óbvio na sua música industrial ela está sempre associada a música eletrônica, no caso do Rammstein é mais notável a influência do Techno. Acima de tudo, procuram em cada álbum fazer algo diferente do anterior, não mantendo um estilo. Apesar da banda demonstrar brutalidade na sua imagem, há senso de humor e protesto político nas letras. Algumas letras estão escritas de maneira dúbia, passíveis de terem dupla interpretação, podendo dizer-se que o sentido da letra varia segundo o ouvinte.

No final, são considerados mais como Neue Deutsche Härte (trad.: Nova Dureza Alemã, dureza relacionada com os vínculos ao estilo musical Heavy Metal).

Apresentação ao vivo com efeitos pirotécnicos.      

Curiosidades

  •     Em 2003 houve uma apresentação da música Mein Herz Brennt pela orquestra sinfônica de Dresden.
  •     Ficaram nus em uma apresentação nos Estados Unidos.
  •     A capa do álbum Sehnsucht foi considerada uma das mais controversas de todos os tempos, na classificação do site a capa aparece em nono lugar.
  •     A música Mein Teil do álbum Reise, Reise, foi inspirada na história do canibal alemão Armin Meiwes.
  •     Seus álbuns correram risco de censura e até mesmo proibição em 2007 por um órgão de apoio a juventude chamado Kreisjugendpfleger, por serem considerados impróprio para menores.
  •     A música Bück Dich foi censurada da versão DVD do Live Aus Berlin por causa de uma encenação humorada de uma relação sexual entre o vocalista e o tecladista.
  •     Till Lindemann, vocalista da banda, diz não gostar de ser observado e procura sempre um ponto fixo para olhar em seus shows, "normalmente o homem da mesa de mixagem" segundo o próprio.
  •     Flake, o tecladista, bateu acidentalmente com uma espécie de teclado motorizado diretamente em Till Lindemann no último show da banda na música Amerika da turnê "Reise, Reise". Till precisou de assistência médica .Este foi um dos rumores para o cancelamento do resto da turnê.
  •     Na primeira turnê da banda, uma placa escrito Rammstein pegando fogo se desprendeu do palco diretamente sobre o público. Não houve ferimentos graves em ninguém.
  •     Na edição européia do álbum "Reise, Reise" existe uma faixa oculta que contém a gravação da caixa preta do voo JAL123 da Japan Airlines momentos antes do avião se despenhar.
  •     O CD Rosenrot é quase todo gravado com faixas excluídas do CD Reise, Reise.
  •     A Turnê Mutter, a mais longa e considerada uma das melhores, é a menos relatada: possui apenas 2 músicas em vídeos oficiais de atuação ao vivo, presentes no DVD Lichtspielhaus.
  •     Todos os CDs possuem edições especiais para o Japão, exigência da gravadora japonesa.
  •     Todos os CDs (com exceção dos Live's) possuem rigorosamente 11 faixas, devido a uma superstição da banda.
  •     Todos os CDs (com exceção dos Live's) possuem o nome de uma música do mesmo, tradição da banda.
  •     A música "Engel" está presente na trilha sonora do filme Mortal Kombat Annihilation.
  •     A música "Feuer Frei" está presente na trilha sonora do filme Triplo X.
  •     A banda faz uma participação especial no filme Triplo X, no qual aparece na primeira cena do filme interpretando a música "Feuer Frei" dentro da boate em Praga.


Fonte

0 comentários:

Postar um comentário