quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Conhecendo a música #5 November Rain

"November Rain" é o 11º single da banda de hard rock americana Guns N' Roses, escrita pelo vocalista Axl Rose e lançada em junho de 1992 como 5º single do álbum Use Your Illusion I. Inclui uma orquestra em som de fundo e é uma das canções mais longas da discografia do grupo.

De acordo com Tracii Guns, ex-guitarrista e membro fundador do Guns N' Roses, Axl vinha a trabalhar nessa música desde 1983 e, assim como "Estranged", ela foi inspirada na relação dele com Erin Everly, sua esposa na época. O video musical da canção, também lançado em 1992, venceu um MTV Video Music Award para Melhor Cinematografia e foi inspirado no conto intitulado Without You, de Del James. O vídeo é atualmente o 13 º mais caro de todos os tempos com um orçamento de cerca de 1,5 milhões de dólares, sendo que só o vestido de noiva usado pela atriz Stephanie Seymour custou 8 mil dólares.

Assim que foi lançada "November Rain" atingiu a 3º posição da Billboard Hot 100 a entrou no Top 10 das paradas de outros 10 países, vindo a se tornar 31º single mais vendido de todos os tempos na Alemanha, além de se tornar uma das baladas mais populares e uma das músicas mais conhecidas do Guns N' Roses. O solo de guitarra na canção supera mais de 1 minuto em diferentes versões e foi listado em 6º lugar na lista dos "100 Maiores Solos de Guitarra" pela revista Guitar World em 2006.

  • Composição e estilo

Assim como a maioria das canções do Guns N' Roses, "November Rain" teve toda a sua letra composta pelo líder Axl Rose, com a melodia tendo sido criada em parceria com os demais integrantes do grupo na época. A história da canção foi baseada no relacionamento de Axl e sua esposa Erin Everly, com quem se casou em 28 de abril de 1990, mas de que se separou 10 meses depois após muitas brigas e discussões, com a anulação do casamento vindo em janeiro de 1991. A letra da canção é cheia de passagens que Axl declarou serem referência aos dias dele com Erin, como o refrão principal "(...)Sometimes i need sometime, on my own(...)", que em tradução livre significa "(...)As vezes eu preciso de um tempo, só para mim(...)", uma referência a possessividade de Erin em relação a Axl e as dificuldades da convivência deles na mesma casa.



Leia mais sobre November Rain aqui.

0 comentários:

Postar um comentário