sábado, 28 de abril de 2012

Capas de discos polêmicas que foram censuradas

Ao longo dos anos várias capas de discos foram censuradas e por isso tiveram que ser substituídas. Algumas foram censuradas apenas em alguns países, ou em um determinado tempo. Outras jamais voltaram a ser utilizadas. Confira aqui uma seleção com algumas das mais famosas capas censuradas:







 The Beatles - Yesterday and Today. Lançado em 1966, o disco tinha uma imagem do quarteto com roupas de açougueiro, com cabeças de bonecas e pedaços de carne. Apesar do sucesso das músicas, a capa foi muito criticada, e por isso substituída. Hoje existem poucos exemplares com a capa original, que para os colecionadores se tornaram muito valiosos. Recentemente em um leilão, um dos exemplares com a capa original foi vendido por 38.500 dólares.




Jimi Hendrix - Electric Ladyland. Um dos melhores álbuns da história, tinha como capa original uma fotografia de um grupo de belas mulheres nuas. Recusada pela gravadora, a capa acabou sendo substituída por uma foto da cabeça de Hendrix.






 Rolling Stones - Beggars Banquet. Lançado em 1968, o álbum trazia como capa uma fotografia de um banheiro sujo e repleto de pichações. As gravadoras fizeram a banda adiar o lançamento do álbum, que foi lançado com uma nova capa. Com a substituição dos discos de vinil pelos CDs, a capa original voltou a ser utilizada.




 Guns N' Roses - Appetite for Destruction. A capa que mostra uma mulher estuprada por um robô causou polêmica em alguns países. Nos EUA, país de origem do Guns n’ Roses, a capa foi substituída na época do lançamento pelo logo da banda.




John Lennon e Yoko Ono - Two Virgins. A arte original foi logo censurada devido a imagem do casal nu. A partir daí o álbum foi lançado tampando a imagem original abaixo dos ombros.




Scorpions - Virgin Killer. Em 1976 os alemães do Scorpions lançaram o álbum virgin killer. Na Alemanha, o disco foi lançado sem maiores problemas. Já nos EUA foi acusado de pornografia infantil, e a capa foi substituída por uma foto do grupo. No Brasil, o álbum foi lançado com um corpo feminino e um escorpião.




Brujeria – Matando Gueros. A capa do álbum da banda Mexicana mostra uma cabeça com ferimentos sendo exposta. Algumas lojas do México e dos EUA não aceitaram o disco, que teve a capa coberta por uma imagem preta.

0 comentários:

Postar um comentário