segunda-feira, 30 de abril de 2012

O Rock e suas vertentes #10 Thrash Metal

O thrash metal é uma subdivisão do heavy metal conhecida por uma maior velocidade e maior peso do que seus antecessores. Suas origens remontam ao fim da década de 1970 e começo da década de 1980, quando um grande número de bandas começou a incorporar elementos da NWOBHM com a nova música hardcore punk que surgia, criando assim um novo estilo. Este novo gênero é muito mais agressivo do que o speed metal, considerado seu predecessor. As "quatro grandes" bandas do thrash metal são Anthrax, Megadeth, Metallica e Slayer, que criaram e popularizaram o gênero no começo da década de 1980,podem ser citadas também bandas como Exodus,Sodom,Kreator,Overkill,Destruction e Sepultura por sua importância para os Headbangers. Em meados do fim dos anos 70 o termo thrash já era usado na cena punk para referir-se as bandas que possuiam uma sonoridade mais agressiva que as demais do estilo, foram feitas até mesmo compilações utilizando o termo como o New York Thrash compilado em 1978 e lançado apenas em 1982 que continha bandas como Bad Brains, Adrenalin O.D., The Undead entre outras. Só a partir do início dos 80 que o termo foi adicionado no cenário do metal.


Características do estilo

Basicamente o thrash metal se define em:

  •     A bateria usa-se rapidamente e geralmente tem bumbo duplo como no speed metal, utilizando a técnica do D-beat drum e Skank Beat drum.
  •    Os riffs geralmente usam palhetadas em tremolo.
  •     Os vocais variam muito de acordo com a banda, desde rasgado (drive), agudos, roucos ou até o vocal gutural.
  •     As linhas de baixo são bem marcadas e constantes, acompanhando as viradas da bateria.
  •     A presença quase obrigatória de um solo de guitarra.
  •     As letras que induzem à ideia de "protesto", e de críticas sociais camufladas em uma descrição lírica de destruição e morte.
Metallica umas das primeiras bandas de thrash Metal
Precursores

É de consenso geral que o thrash metal começou no início dos anos 80. O ano de 1981 é visto por alguns como um ano crítico para o gênero embora existam influências anteriores, por exemplo:

  •     O riff de "Symptom of the Universe", música de Black Sabbath de 1975, é possivelmente um dos primeiros riffs que podem ser considerados thrash metal, outras músicas como "Into the Void" e "Children of the Grave" ambas de 1971 também tiveram influência no estilo.
  •     Os precursores do speed metal, Judas Priest apresentaram algumas ideias thrash no seu álbum Stained Class de 1978 incluíndo o riff de "Saints in Hell" ou a estrutura geral de "White Heat, Red Hot". A versão ao vivo de "Tyrant" no álbum Unleashed in the East de 1979 é muito mais próxima do thrash metal do que a sua versão original de 1976 (presente no álbum Sad Wings of Destiny), combinando a velocidade do baterista Les Binks com uma maior distorção nas guitarras.
  •     O Motörhead, que seus membros definem simplesmente como uma banda de Rock'n'Roll, influenciou bastante o heavy metal e o punk rock. Desde o clássico álbum Overkill de 1978, seu som apresenta várias características do thrash metal: ritmo acelerado, guitarras e baixo distorcido, vocais roucos, letras debochadas. Foi uma influência direta para o Venom. Por exemplo.
  •     A banda "Iron Maiden" com seu álbum de estreia auto-denominado Iron Maiden. Foi uma influência direta para bandas como Metallica e Slayer. A canção "Iron Maiden", de 1980, apresentava um dos primeiros riffs de Thrash Metal, por exemplo.
  •     A banda The Misfits e seu álbum, Earth A.D./Wolfs Blood, serviram de inspiração para grandes bandas de Thrash Metal, como o Metallica. Além de ser Horror Punk, também é considerado Thrash Metal. Algumas bandas, como Metallica, tiveram um pouco (ou muita) influência desse álbum dos Misfits.


Surgimento nos Estados Unidos e na Alemanha

O Motörhead com os álbuns Overkill (1979) e Ace of Spades (1980) consolidaram a sonoridade speed metal unindo a batida do punk rock e a melodia Rock n' roll. Apesar de tal influência, o Motörhead não se rotula uma banda de thrash metal.

O Hellhamer surgiu na Suíça em 1982. No mesmo ano, nascia na Alemanha o Destruction, Sodom e o Tankard, este último muito influenciado pelo Accept.

Ainda em 1982, é lançado a primeira demo do Tormentor, banda da qual mais tarde seus integrantes formaram o consagrado Kreator. Essas bandas deram uma enorme contribuição para a consolidação do estilo não só na Alemanha, mas também como na Europa e no mundo.

Alguns afirmam que a banda Overkill com a música "Unleash the Beast Within" de 1981 teria inaugurado oficialmente o estilo musical thrash metal. Pouco depois, a música do Metallica (com James Hetfield, Lars Ulrich, Dave Mustaine e Loyd Grant) Hit the Lights que estreou na coletânea Metal Massacre (nesta gravação James tocou o baixo e cantou; Lars tocou a bateria e os solos de guitarra ficaram por conta de Dave Mustaine e Lloyd Grant, um músico convidado amigo de James Hetfield). A música também foi gravada na primeira demo do Metallica intitulada No Life 'til Leather (contando com a seguinte formação: Dave Mustaine, James Hetfield, Lars Ulrich e Ron McGovney).

A primeira demo de thrash metal pode ser considerada como sendo a intitulada Red Skies da banda Metal Church lançada no final de 1981. Esta foi uma demo instrumental que combinava elementos de thrash, speed, e power metal, e não teve grande circulação, tendo seu sucesso encoberto pela nova demo do Metal Church intitulada Four Hymns de outubro de 1982.

O Metallica foi a segunda banda norte-americana do estilo (com as demos Power metal de abril de 1982 e No Life 'til Leather de julho de 1982) e a primeira nos EUA a gravar um álbum (Kill 'Em All de julho de 1983).



Surgimento na Europa

O Venom, uma banda bastante influente não só para o thrash metal, mas para o death e black metal, lança em 1981 o seu álbum Welcome To Hell com uma sonoridade bastante thrash.

Em novembro de 1983, a banda Artillery grava uma demo intitulada We Are the Dead, esta demo tinha bastante influência de Black Sabbath, resultando em um tipo de thrash metal não tão rápido quanto o do Metallica, mas com conceitos similares de riffs de guitarra. Na Alemanha, bandas como Tormentor, que um ano mais tarde seria conhecida como Kreator, Destruction, Sodom e Tankard também lançaram suas demos entre 1982 e 1983.



Surgimento no Brasil

O heavy metal no Brasil teve o pioneirismo na banda Stress, de Belém do Pará com o lançamento independente do álbum Stress I, em 1982 (reeditado em CD pelo selo fluminense Dies Irae). É considerado um marco do metal brasileiro e foi o primeiro álbum de heavy metal a ser gravado na América Latina.

Mas no thrash metal a pioneira é a banda Dorsal Atlântica, do Rio de Janeiro. O split álbum com o Metalmorphose, Ultimatum, de 1984 (também relançado pela Dies Irae), é talvez o primeiro álbum de speed metal brasileiro. Mas vale lembrar que bandas de hardcore como Ratos de Porão e Lobotomia já tinham colocado influências de thrash metal no seu som no meio da década de 80.

O thrash metal no Brasil tinha basicamente três cenas, a de São Paulo (de bandas como Korzus, Executer, Attomica, Acid Storm, MX e etc), a do Rio de Janeiro (de bandas como Dorsal Atlântica, Azul Limão, Taurus, Metralion, Antitese e etc.) e a mais notória, a de Belo Horizonte (de bandas como Sepultura, Chakal, Mutilator, Overdose, entre outras, e alavancada graças ao selo Cogumelo Records).

Sem dúvida nenhuma, a banda brasileira de thrash metal de maior repercusão dentro e fora do Brasil foi o Sepultura. Inicialmente mais voltado para o lado mais obscuro do thrash metal (o que muitos chamavam de death ou black metal), logo com o lançamento de Schizophrenia em 1987 a banda despontou lá fora e levou a assinar com o selo europeu Roadrunner Records.

Durante os anos 90 não houve muitos nomes no thrash, mas vale citar Zero Vision e Distraught, que praticavam um thrash metal um pouco mais moderno, como o praticado lá fora (Pantera, Machine Head, Hatebreed etc.).

Hoje os representantes do thrash (seja na linha mais old-school ou mais moderna) são bandas como SIZED, Prophecy, Torture Squad, Blasthrash, Violator, Farscape, Toxic War, Bywar, Chakal, Disgrace and Terror entre outras.



Popularização do estilo

O thrash metal começou a se tornar popular em 1984, com a banda Overkill lançando sua segunda demo (Feel the Fire) e o Slayer lançando o clássico EP Haunting the Chapel, que tinha a música "Chemical Warfare". Estes lançamentos levaram o thrash metal a uma sonoridade mais sombria e pesada, que se refletiu no lançamento do álbum Bonded by Blood pelo Exodus e do álbum Hell Awaits pelo Slayer em 1985. Em 1985 a banda Megadeth, formada por Dave Mustaine ex-integrante do Metallica, lança seu álbum de estréia intitulado Killing Is My Business... And Business Is Good!. O Megadeth combinava a sonoridade dos riffs de thrash metal com solos mais trabalhados e complexos como os do Judas Priest.

Ainda em 1985, a banda S.O.D., com integrantes do Anthrax, Nuclear Assault e S.O.D. lançam o LP "Speak English Or Die", combinando o Thrash Metal com Hardcore.

Fora dos EUA em 1985, a banda alemã Kreator lança seu álbum de estréia intitulado Endless Pain, o Destruction lança o álbum Sentence Of Death e o Sodom lança In The Sign of Evil. A banda brasileira Sepultura lança seu EP Bestial Devastation. No Canadá, bandas como Exciter, em 1983 com álbum Heavy Metal Maniac, e Voivod em 1983 com o álbum War And Pain, marcaram presença no nascimento do Thrash, bem como a banda Eudoxis cujos integrantes costumavam se apresentar vestindo armaduras completas com espetos de metal e cujo bumbo da bateria era de aço inoxidável e possuía 1,8 metros de comprimento que lança em 1985 a demo Metal Fix.

O ano de 1986 foi um marco para o thrash metal, com alguns dos álbuns mais influentes do estilo sendo lançados. A banda Dark Angel lançou o Darkness Descends, que foi pouco reconhecido na época, mas é considerado um dos mais pesados e rápidos álbuns de thrash metal. Neste mesmo ano foram lançados os álbuns que estabeleceram novos limites para a brutalidade musical e que seriam algumas das principais influências para o estilo musical death metal, estes álbuns foram o Reign in Blood, do Slayer que é universalmente reconhecido como um clássico do estilo e o Pleasure to Kill da banda Kreator. O Megadeth lança o álbum Peace Sells... But Who's Buying?, o Metallica lança o Master of Puppets, e o Nuclear Assault lança seu primeiro álbum, intitulado Game Over. A banda Hobbs Angel of Death surge na Austrália, tocando um tipo de thrash metal calcado nos moldes dos primeiros álbuns do Slayer, porém focado no mercado europeu. No Brasil, a banda Ratos de Porão lançava o seu álbum Descanse Em Paz, misturando o punk rock com o thrash metal, consolidando esse estilo com o álbum Brasil de 1989.

Em 1987 o Anthrax lança o famoso álbum Among the Living. Enquanto que os álbuns anteriores da banda foram considerados como estereótipos da NWOBHM, este lançamento colocou a banda no terreno do thrash metal com guitarras rápidas e pesadas e um bom trabalho na bateria. A sonoridade do Anthrax sempre foi considerada mais melódica que a de outras bandas de thrash metal, talvez isto se deva em parte devido à sua grande influência do punk rock.

Neste mesmo ano a banda de hardcore D.R.I., lança seu álbum Crossover, mesclando o hardcore com thrash metal.

Em torno de 1988 o gênero estava ficando saturado com muitas bandas novas, mas alguns álbuns clássicos ainda seriam lançados. O terceiro álbum do Sepultura, Beneath the Remains de 1989, lançado pela Roadrunner Records revelou a banda no cenário mundial. O Vio-lence, uma banda tardia da cena da Bay Area, lançou seu álbum de estréia intitulado Eternal Nightmare (1988), combinando riffs rápidos com um vocal influenciado diretamente pelo hardcore. Neste mesmo ano foi lançado pelo Metallica, o álbum ...And Justice for All no qual a banda lança seu primeiro videoclipe com a música "One". Em 1990 o Megadeth lança o álbum Rust in Peace, considerado pela crítica como o melhor álbum da banda e um dos últimos álbuns clássicos do thrash metal, Juntamente com Cowboys From Hell da banda Pantera, e Seasons In The Abyss do Slayer.



Outras influências

Em meados dos anos 80 o thrash metal influenciou diretamente muitas bandas que seguiriam outros gêneros do metal, o Death, o Possessed e o Hellhammer (que mais tarde se tornaria o Celtic Frost), são alguns exemplos disso. O Possessed foi uma das primeiras bandas de death metal, lançando uma demo em 1984 com um thrash metal de sonoridade mais obscura. Esta sonoridade evoluíria para o que hoje chamamos death metal. Um dos melhores exemplos deste gênero é o clássico álbum da banda intitulado Seven Churches, de 1985. O álbum Energetic Disassembly (1985) da banda Watchtower quebrou barreiras em termos de técnica e influências de jazz na composição das músicas. Este tipo de trabalho continuou com bandas de thrash metal como Coroner e também com algumas bandas de death metal como Atheist e Cynic, bem como os futuros álbuns do Death. Algumas bandas combinavam o speed metal com o thrash metal, como por exemplo o Megadeth, e também as bandas Helstar, Testament, e Heathen, que ficaram conhecidas por seus complexos solos de guitarra.



Evolução nos anos 90

Nos anos 90 muitas bandas de thrash metal inovaram em relação à sonoridade como por exemplo a banda Iced Earth que lançou o álbum Night of the Stormrider (1992), combinando o power metal com o thrash metal. Muitas bandas, entretanto, optaram por uma sonoridade mais lenta iniciando um estilo chamado de groove metal, algumas bandas seguidoras deste estilo foram as bandas Machine Head e Pantera que foram fortemente influenciadas pelo Exhorder. Este estilo influenciou muitas bandas através dos anos 90.

Mesmo com o rock alternativo sendo o gênero predominante nos anos 90, o thrash metal conquistou certa influência e bandas como Overkill, Destruction, Testament, Exodus e Megadeth continuaram lançando álbuns modernos de thrash metal, com uma melhor produção mas mantendo em seus riffs a sonoridade clássica do estilo. Alguns álbuns, desta nova safra, são o Divine Intervention do Slayer, o Youthanasia do Megadeth (que obteve grande sucesso comercial nos EUA) e o The Gathering do Testament, que contou com a presença do baterista Dave Lombardo.



Fonte

0 comentários:

Postar um comentário