terça-feira, 6 de março de 2012

Conhecendo a música #8 More Than Words

"More Than Words" é uma balada escrita e originalmente cantada pela banda de rock Extreme. Ele é construído em torno do trabalho da guitarra acústica de Nuno Bettencourt e os vocais de Gary Cherone (vocal com harmonia de Bettencourt), foi lançado em 1990 no álbum Extreme II: Pornograffitti. A canção foi uma partida do funk metal que permeou o estilo da banda anteriormente a este lançamento. A música se tornou uma "febre mundial" no início dos anos 1990, não parava de tocar nas rádios do mundo todo atingindo o nº 1 em vários países, e atingiu também a marca de "segunda mais executada de todos os tempos" por um longo período. A música chamava muito a atenção de músicos (como a maioria das músicas do Extreme) devido à performance brilhando na guitarra acústica de Nuno Bettencourt, com harmonia e batida diferentes do que já tinha se visto até então, e um solo no final considerado impossível por alguns músicos. O estilo precursor da música predomina até hoje, também considerada "a mais bela canção pra se tocar no violão". O dedilhado da música fica muito a critério de quem vai tocar pois não se tem certeza de como é a versão original da música: existem várias versões, algumas se aproximam mais da original e outras nem tanto. A voz de Gary Cherone também é apreciada por muitos, por ser um vocalista eclético, se adaptando a vários estilos de música e atingindo vários tons musicais desde o mais grave, ao mais agudo. A voz de Gary se adequava perfeitamente com a guitarra acústica de Nuno, atingindo uma harmonia perfeita e uma sonoridade inconfundível, inovadora e, depois, copiada no mundo inteiro. A canção ganhou vários prêmios como: “Outstanding Pop Single”, “Outstanding Song/Songwriter”, “Outstanding Instrumentalist”, entre outros. Atingiu também o nº 1 no Billboard Hot 100.

Significado da música

A canção pede à pessoa para quem se dirige para mostrar o amor através de "mais do que palavras". O que se vê muito nos casais de hoje em dia em que se vive dizendo "eu te amo", sem realmente estar amando: então, a canção basicamente fala de que não basta apenas dizer, é preciso provar com atitudes e gestos, que não precisa dizer nada, apenas fechar os olhos e estender as mãos, abraçar apertado e não deixar o amor ir embora. E caso não tenha mais jeito, não poderá recuperar o amor apenas dizendo "eu te amo". A música, por ser uma música romântica, era muito inovadora por usar subjetividade na letra, muito usada por bandas de rock.

Gráfico de desempenho

Em 23 de março de 1991, "More Than Words" entrou nos Billboard Hot 100 da UE, no número 81, e logo depois chegou a número 1. Também alcançou o número dois nas paradas britânicas, onde o grupo teve sucesso antes da sua descoberta americana. Embora tivessem feito alguns gráficos europeus antes, este trouxe a banda para o seu sucesso mainstream primeiro nos Estados Unidos. Extreme seguido "More Than Words" com outra balada, no entanto, "Hole Hearted", que foi ligeiramente mais rápido ritmo de "More Than Words", mas superou no número 4 nos Estados Unidos e número 3 no Canadá. Incontestavelmente "More than words" é um clássico, uma música inesquecível e está presente em qualquer lista das melhores músicas de todos os tempos.

0 comentários:

Postar um comentário