quinta-feira, 22 de março de 2012

Disco 'The Number of the Beast' do Iron Maiden completa 30 anos

Um dos maiores clássicos do heavy metal e da música mundial completa neste 22 de março bravos 30 anos. 'The Number of the Beast', o disco que colocou o Iron Maiden no topo, completa três décadas sem demonstrar qualquer sinal de fraqueza. Continua sendo um repertório inoxidável e tão potente quanto era nos anos 1980.

Mesmo que estejamos mais que carecas de tanto vê-los tocar a faixa-título, até hoje é algo impagável poder ouvir a emblemática introdução falada da música em um show. Tradicionalmente nesse momento, o baixista Steve Harris e o guitarrista Dave Murray alinham-se juntos no palco: é chegada a hora de ouvirmos as primeiras notas. Clássico que é clássico empolga qualquer um, seja debaixo de um toró, seja alguém "das antigas", seja quem nunca tenha ouvido a canção antes.

Mas nem de longe esse trabalho caiu na trincheira do repertório-de-uma-música-só. Pelo contrário! O single de estreia, 'Run to the Hills' (12/,02/82), foi outro grande sucesso. Essa pérola ficou marcada pela introdução inconfundível de bateria, pelas partes de guitarra "marteladas" e pelo refrão de fácil digestão. Somente depois saiu 'The Number of the Beast', o compacto (26/04/82).

Fugindo da ótica dos singles lançados, encontramos outras canções de alto calibre, tais como 'Children of the Damned', 'The Prisoner', '22 Acacia Avenue' e 'Hallowed Be Thy Name'. Foi com esse álbum que o Iron Maiden conseguiu um feito até então para eles inédito: conquistar o topo das paradas.

A banda iniciava uma nova fase. Depois de dois álbuns de estúdio com Paul Di'Anno nos vocais, a trupe estreava Bruce Dickinson – que, logo de cara, mostrou ser a opção mais acertada para a química metaleira dos britânicos. Completavam a barca Adrian Smith, na segunda guitarra, e Clive Burr, na bateria (que fazia seu último disco na banda), além, claro, dos já citados Harris e Murray - "a" dupla de ferro do Maiden.

'The Number of the Beast' traz todos os elementos clássicos que marcaram o quinteto e o heavy metal dos anos 1980. Teve a produção de Martin Birch, uma das figuras carimbadas no time e um dos responsáveis pelo império imbatível que o Maiden ergueu, e arte de capa assinada por Derek Riggs, o "pai" do mascote Eddie (quem aqui, da época do vinil, não ficava procurando a assinatura dele – em forma de símbolo – em algum lugar da imagem?).

Apesar da geração 'Fear of the Dark' (1992), normalmente quando se fala em Iron Maiden é quase que imediato pensarmos nesse disco. Mas pode uma paixão durar por muitos e muitos anos assim? Dependendo da paixão, sim, haja vista que nesta quinta-feira (22) estamos celebrando os 30 anos de uma adoração que não dá nenhum sinal de que possa esfriar a relação... com os fãs, claro!

Confira abaixo o repertório oficial de 'The Number of the Beast':

01. Invaders
02. Children of the Damned
03. The Prisoner
04. 22 Acacia Avenue
05. The Number of the Beast
06. Run to the Hills
07. Gangland
08. Hallowed Be Thy Name



Fonte: Kiss Fm

0 comentários:

Postar um comentário